domingo, 16 de outubro de 2011

Brasileiro de Rugby Sevens Universitário é cancelado.



Após a oficialização do cancelamento dos jogos do sábado do Campeonato Brasileiro Universitário, os jogos de domingo também foram cancelados, com a suspensão completa do campeonato. A CBDU confirmou o cancelamento do torneio.

Na tarde de sábado, o Blog do Rugby já havia noticiado a não realização dos jogos. Confira:
Quais as chances de um campeonato nacional, mal organizado, com informações desencontradas divulgadas às pressas (quando divulgadas pela Federação estadual de cada equipe) tem de vingar? A resposta foi dada no chuvoso sábado no SPAC: ZERO.
A capital paulista, escolhida por abrigar o grande número de equipes universitárias do país (apesar de outras localidades como Lavras, também ter se prontificado) foi vítima de uma chuva muito forte durante a madrugada e toda a manhã e o SPAC, que alugou o camp opara o evento, optou por interditá-lo, pois poderia haver um estrago enorme no mesmo. Tal cláusula estava prevista em contrato, e o SPAC, visando preservar o seu patrimônio, o principal campo do Rugby nacional, tomou a decisão que lhe pareceu justa e respaldada em contrato, portanto, não poderia pegar os organizadores da CBDU de surpresa. Mas pegou. Sem um plano B em vista, os organizadores decidiram não realizar os jogos programados para o dia e irão informar um novo local em breve. Sã Bernardo do Campo e o próprio SPAC é cogitado novamente, já que as equipes de fora da cidade se hospedaram perto do local, afim de evitar problemas com transporte, e é inviável o deslocamento das mesmas sem custos elevados e que não podem sair do orçamento das equipes, já muito comprometido pelos gastos envolvidos no transporte, acomodação e alimentação de todos os atletas.
A equipe do Blog do Rugby chegou às sete horas da manhã no local, uma hora antes da previsão da realização do congresso técnico (de extrema importância, uma vez que nenhum regulamento foi divulgado) e faltando quinze minutos para o início, apenas arbitragem, CBRu e algumas equipes se encontravam no local.  Debaixo de chuva, as condições de uso do campo foram verificadas mais de uma vez por funcionários do clube em conjunto com um membro da CBRu, sem uma decisão oficial. Era nítido dos olhos de muitas equipes de fora do estado o deslumbramento por estar prestes a jogar em um campo oficial com todas as marcações e que representa tanto para o esporte.  
Aos poucos, as equipes foram chegando e montando tendas,outras se trocaram esperando pelo jogo e ensairam algumas brincadeiras com bola, enquanto membros da CBDU, CBRu e SPAC decidiam o futuro do campeonato. Às 11h, representantes de cada equipe foram chamados para reunião, onde foi informado o adiamento da etapa pelos motivos já descritos anteriormente. Se viu muita discussão e indignação dos visitantes, que tão pouca chance tem de jogar ao longo do ano, se superam para conseguir recursos próprios e junto às universidades para representá-las com o único objetivo de jogar Rugby, mas que aos poucos, abandonaram o local da disputa, esperançosos de que finalmente poderão entrar em campo no dia seguinte. As meninas da UFPE conseguiram viabilizar um treino com a equipe feminina do Pasteur, e assim, não ficaram paradas na capital e ainda conseguiram assistir às disputas do Meu Dia de Copa, evento organizado pelo Bandeirantes debaixo da mesma chuva, mas que foi realizado com sucesso.

O técnico da UFC (CE), foi um dos mais indignados: "Trabalho no esporte universitário há 15 anos e nunca passei por essa situação. Uma equipe do nosso estado também está em São Paulo disputando o campeonato nacional de futebol, com todas as suas despesas pagas com auxílio da CBDU, e não houve cancelamento da partida. Por que essa diferença?"

José Alpuim, da FTC (BA) completou: "Exstem tantos estados brasileiros com doze meses de Sol e com condições de sediar o torneio. Porque não foram considerados?"

Um comentário:

  1. This slogan is not the better one is it? The New Zealand Rugby team (the OVELHAS) are the best in the world, and also they are the actual world champions.Go All Blacks

    ResponderExcluir